Análises Clínicas
As análises clínicas são um dos mais importantes meios complementares de diagnóstico colocados à disposição dos Médicos.
Consistem, fundamentalmente, na detecção e/ou medição de determinadas substâncias ou microorganismos em amostras de produtos biológicos (sangue, urina, fezes, saliva, etc.).
Na LabMED Saúde realizamos análises clínicas numa vastíssima gama de valências.
Valências de análises realizadas
Hematologia
Consiste no estudo do sangue, seus constituintes (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas) e patologias relacionadas (por exemplo, a nível da coagulação).
Bioquímica
Consiste principalmente no estudo da química dos processos biológicos que ocorrem nos seres vivos. No âmbito laboratorial, é efectuado o doseamento de diversas substâncias, como o colesterol, a glicose, a ureia, etc.
Microbiologia
Consiste no estudo dos microorganismos, como bactérias, vírus ou fungos. No laboratório, este estudo está relacionado com o impacto destes microorganismos na saúde.
Imunologia
Consiste no estudo do sistema imunitário e suas patologias. No âmbito laboratorial, são efectuados testes relacionados com a actividade do sistema imunitário em relação a determinados microorganismos ou substâncias.
Endocrinologia
Consiste no estudo glândulas endócrinas (tiróide, hipófise, etc), das hormonas e das patologias relacionadas com o sistema endócrino (como por exemplo a diabetes).
Alergologia
É um ramo específico da Imunologia, que visa o estudo e tratamento das doenças alérgicas.
Monitorização de Fármacos
Consiste na avaliação periódica e orientação, por um médico especialista, no tratamento farmacológico de determinadas patologias (por exemplo a nível da coagulação).
Toxicologia Clínica
Consiste no estudo dos sintomas e sinais clínicos de intoxicação por substâncias químicas presentes no ar, na água, nos alimentos ou medicamentos. Abrange a monitorização terapêutica e biológica, o controlo anti-dopagem e de farmaco-dependência, bem como a análise em substractos, como por exemplo, o ar, alimentos, água e solo.
Patologia Molecular
Consiste no estudo molecular de doenças, unindo a anatomia patológica e a biologia molecular para exame e análise de órgãos, tecidos e fluidos do corpo.
Absorção Atómica
É uma técnica de espectrofotometria usada para medir a quantidade de determinadas moléculas (por exemplo, alguns metais) no sangue.
H.P.L.C.
Sigla de High Performance Liquid Chromatography (cromatografia líquida de elevado desempenho). É uma técnica usada para análise de diversos metabolitos (por exemplo, catecolaminas ou hidroxiprolina).
Citometria de Fluxo
É uma técnica laboratorial que permite a contagem e medição das células que passam em corrente através de um feixe de luz. É utilizada, por exemplo, na monitorização da infecção por HIV.
Preparação
De uma maneira geral, o principal cuidado que os utentes deverão ter antes da realização de análises clínicas é o de, no caso de análises ao sangue, estar em jejum de, no mínimo, 12 horas no momento da colheita. Porém, nem todas as análises têm esta exigência.
A realização de determinadas análises, como Hidroxiprolina ou Serotonina, exige alguns cuidados com a dieta nos dias anteriores à colheita, porque certos alimentos interferem com a técnica usada.
Nota importante
O serviço de Análises Clínicas na clínica da Av. França, no Porto, não é realizado pelo Grupo LabMED Saúde. Nas restantes clínicas, e postos de colheita, o serviço de Análises Clínicas é assegurado pelo Grupo LabMED Saúde. Para mais informações, contacte-nos para a nossa Linha de Apoio ao Cliente.