/  Especialidade  /  Medicina Dentária  /  Áreas de Intervenção

Medicina Dentária

Áreas

Medicina Oral

A medicina oral é a área da medicina dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das lesões e patologias da cavidade oral.

Nas nossas clínicas, temos uma preocupação constante não só com o tratamento, mas, também, com a educação e prevenção destas patologias.

Cientes da importância cada vez maior que se atribui, justamente, à saúde oral, acompanhamos, permanentemente, as evoluções e novas tecnologias na área, bem como apostamos na constante formação dos nossos profissionais, não só no nosso centro de formação, como, também, em formação internacional.

Cirurgia Oral

Faz o diagnóstico e tratamento cirúrgico das lesões e defeitos da cavidade oral, como, por exemplo, a extracção de sisos inclusos (dentes que estão dentro do osso), apicectomias, remoção de quistos ou fibromas, etc., estando as nossas clínicas e Médicos Dentistas devidamente preparados para a realização de todas estas cirurgias, desde as mais simples, como uma extracção de um dente, até às mais complexas.

Endodontia

A endodontia é a área da medicina dentária que trata a polpa dentária, que, juntamente com a dentina, o cemento e o esmalte, compõem o dente.

O endodonto é representado pela dentina, polpa e pela cavidade pulpar.

Quando ocorrem agressões externas, sendo as cáries as mais comuns, é necessário proceder-se ao seu tratamento, removendo-se a polpa dentária, total ou parcialmente, eliminando as bactérias existentes e selando os canais.

A endodontia (vulgarmente designada de desvitalização) faz o tratamento do canal, possibilitando a manutenção do dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos periapicais.

Na endodontia (desvitalização) remove-se o tecido mole (nervo), limpa-se a inflamação e obtura-se o canal radicular, podendo ser receitada medicação ao paciente, em caso de necessidade e eficácia para o tratamento.

A endodontia pode ser manual ou mecanizada, sendo esta última mais rápida e cómoda, estando disponível nas nossas clínicas.

A endodontia está indicada, nomeadamente, para casos de cáries profundas, dores muito fortes que já não desaparecem com analgésicos e em dentes nos quais irão ser colocadas coroas ou próteses.

Implantologia

É a área que se dedica ao diagnóstico e colocação de implantes.

O implante é um complemento das próteses fixas e removíveis, concedendo-lhes maior estabilidade e durabilidade, para além de ser necessário um menor desgaste dentário.

Com a colocação dos implantes colocam-se umas raízes artificiais, através de uma pequena cirurgia, simples e indolor, no osso maxilar ou mandibular, que permite a colocação posterior de uma prótese de um mais dentes, tudo com um aspecto bastante natural.

Os nossos sistemas e materiais de implantologia são os mais avançados que existem no mercado, bem como o respectivo processo de implementação, obtendo, assim, um resultado final mais eficaz, quer do ponto de vista estético, quer do ponto de vista funcional, quer, ainda, do ponto de vista do conforto, uma vez que o paciente não o sente como um corpo estranho, a que acresce um aumento de qualidade de vida, dado que o paciente pode voltar a mastigar todos os alimentos, nomeadamente uma maçã.

Salientamos o facto de um implante dever ser colocado o mais breve possível, após a queda de um dente, sob pena de ocorrer uma perda óssea na zona sem dente (atrofia disfuncional). Sendo, todavia, possível realizar um enxerto ósseo, caso seja necessário, para a devida colocação de um implante.

Periodontologia

A Periodontologia dedica-se ao estudo do periodonto, ou seja, gengivas, ligamento periodontal e osso alveolar.

Esta área assume uma importância extrema, na medida em que o periodonto proporciona estabilidade e protecção ao dente, pelo que os nossos profissionais têm um cuidado especial com o tratamento e prevenção desta zona, de modo a evitar futuras gengivites e periodontites, que podem causar, inclusive, a perda de um dente. A periodontite, é, aliás, a principal causa de queda de dentes, em Portugal.

Quando a saúde periodontal é afectada, começam a surgir os primeiros problemas nas gengivas, nomeadamente, mau hálito, mau gosto, sensibilidade e sangramento.

É, portanto, fundamental a realização regular de destartarizações, pois são, numa fase inicial, a melhor solução para a prevenção de gengivites e periodontites.

Próteses fixas

As próteses fixas são as mais estáveis e estéticas, apenas podendo ser retiradas pelo médico, podendo ser coroas (dente artificial fixo sobre a estrutura de um dente natural, mesmo que este esteja muito destruído, podendo, mesmo, ser colocado quando exista apenas a raiz do dente) ou pontes (para os casos de um ou mais dentes artificiais que são juntos aos adjacentes).

Para os casos em que se opte por não desgastar tanto o dente, como o necessário com a colocação de uma coroa, temos a alternativa de colocação de facetas cerâmicas, que são uma alternativa mais conservadora do dente natural, consistindo uma espécie de “capa” que permite corrigir aspectos de cor quando o branqueamento dentário não é suficiente, como a harmonização de manchas mais profundas, mas, também, o alinhamento de dentes e cobertura de espaços em falta.

Temos um especial cuidado na escolha dos materiais que utilizamos e das técnicas a que recorremos, de forma a obter um resultado completamente natural e com uma estética perfeita.

Próteses removíveis

Como o próprio nome indica, as próteses removíveis podem ser retiradas e colocadas pelos pacientes sempre que o desejarem.

Dispomos de laboratório protésico próprio que elabora as nossas próteses removíveis (vulgarmente conhecidas por dentaduras), quer acrílicas, quer esqueléticas, podendo ambas ser parciais ou totais.

As próteses acrílicas são as mais usuais e convencionais. Todavia, deveriam ser temporárias, pois acabam por se deteriorar com o passar do tempo, optando-se, contudo, frequentemente pela sua colocação, por razões económicas.

As próteses esqueléticas são um pouco mais caras do que as acrílicas mas são mais estáveis e a sua adaptação é mais fácil, tendo a vantagem de não fracturar facilmente em caso de queda. Contudo, só podem ser utilizadas por pacientes que tenham dentes naturais.

Oclusão e ATM

A oclusão consiste no contacto entre os dentes superiores e inferiores, com todas as variantes e envolvências, podendo existir desequilíbrios funcionais na oclusão, que originam problemas com a ATM (Articulação Temporo Mandibular), que é a articulação que permite o movimento de abertura e fecho da boca.

Estes desequilíbrios ocasionam ruídos na articulação da mandíbula, vertigens, dores de cabeça, de olhos, do pescoço, etc., podendo ser aconselhável a colocação de uma goteira de forma a restabelecer o equilíbrio muscular e articular.

Os nossos clínicos estão perfeitamente formados e conscientes dos sintomas e consequências, directas e indirectas, bem como da melhor forma para a sua resolução, sendo, muitas vezes, necessária uma colaboração e complementaridade com outras áreas da saúde, tais como oftalmologia, fisioterapia e ortopedia.

Dentisteria

É a área da medicina dentária que realiza a restauração e recuperação dos dentes, estética e funcionalmente, isto é, permite ao paciente voltar a sorrir e comunicar sem problemas estéticos, bem como realizar as funções dos dentes, como por exemplo, mastigar.

Todavia, para uma boa recuperação, quer do ponto de vista funcional, quer do ponto de vista estético, é primordial a escolha criteriosa dos materiais, sendo este aspecto sempre tido em conta nos nossos serviços.

Branqueamento dentário

Os nossos dentes são o nosso cartão de visita, pelo que existe uma preocupação cada vez maior com a sua estética, não se recorrendo com mais frequência a este tratamento, muitas vezes, por questões económicas.

Nas nossas clínicas esse problema não existe, pois proporcionamos aos nossos pacientes os melhores e mais actuais serviços de branqueamento, a custos acessíveis.

O resultado é, não só, bem visível, mas, também, duradouro.

O branqueamento pode ser feito em casa ou no consultório, sempre de acordo com as instruções e recomendações do dentista.

Temos plena consciência das altas expectativas que os pacientes, normalmente, depositam neste tratamento, que, frequentemente, é um “sonho” muito desejado, pelo que temos um cuidado especial na elaboração deste tratamento, em todas as suas técnicas e componentes, procurando corresponder plenamente às expectativas dos nossos clientes, proporcionando-lhes um sorriso de uma verdadeira estrela.

Odontopediatria

É a área de medicina dentária que se dedica às crianças, com todas as especificidades e características próprias das mesmas, não só a nível dentário, mas também a nível físico e psicológico, englobando-se aqui o tratamento de dentes decíduos (de leite).

Nas nossas clínicas, fazemos questão de fazer com que as crianças se sintam em casa, situação bem mais cómoda não só para esta, como, também, para os nossos profissionais, e, principalmente, para os pais do nossos “utentesinhos”, que, muitas vezes, são quem mais sofre com a aventura de levarem os filhos ao dentista.

E, no final, temos uma recompensa para os bem-comportados!

Ortodontia

Contamos, na nossa equipa médica, com clínicos em ortodontia, que se destina à correcção de irregularidades dento-faciais, mais conhecida por colocação de aparelhos.

A nossa principal preocupação é aplicarmos o melhor tratamento aos nossos pacientes, com a obtenção de resultados bem visíveis e no menor espaço de tempo possível, da forma mais cómoda para os nossos pacientes, possibilitando o alinhamento e correcção dos dentes, recorrendo a aparelhos fixos, removíveis ou transparentes, fazendo consultas contínuas, de acompanhamento e adaptações, consoante a evolução das correcções dos dentes.

Para além dos problemas a nível estético, que influenciam, cada vez mais, a auto-estima, estas mal-formações causam, frequentemente, problemas funcionais, como dificuldade de mastigar e o surgimento de outros problemas, tais como cáries e gengivites, pelo que é extremamente importante proceder à sua correcção.

 
 
© 2013 LabMED Saúde. Todos os direitos reservados.   •  Webdesign byPWM - Power Web Marketing  •  Privacidade  •  Condições de Utilização  Xhtml 1.0  CSS 2.0