/  Especialidade  /  Neurofisiologia

Neurofisiologia

PREPARAÇÃO

Alguns exames do domínio da Neurofisiologia requerem uma preparação prévia. Conheça abaixo quais são as preparações necessárias:

Electroencefalograma: no dia anterior ao exame, o cabelo deve ser lavado de preferência com sabão e não se deve aplicar amaciadores, laca, gel ou qualquer tipo de gordura.

A Neurofisiologia é uma sub-especialidade médica que abrange o estudo da fisiologia do sistema nervoso de pessoas em que o seu funcionamento se presume poder estar alterado, com vista ao estabelecimento de um eventual diagnóstico de doença neurológica.

Exames efectuados:

Electroencefalograma

É um exame que serve para detectar qualquer actividade eléctrica do cérebro.

Consulte mais informações na nossa secção especificamente dedicada à Electroencefalografia.

Electromiografia

Este exame é executado por Médicos neurofisiologistas que, após reconhecimento desta subespecialização pela Ordem dos Médicos, podem examinar os doentes.

A Electromiografia (EMG) é um exame difícil e no qual, os valores encontrados durante a execução do exame devem ser interpretados face à situação clínica do doente, pelo qual é importante que o médico que realiza o exame tenha experiência clínica em doenças neuro-musculares.

A EMG é o exame que identifica as doenças neuro-musculares, dando informação sobre as características funcionais das raízes, plexos nervosos, nervos periféricos, placa neuromuscular e músculo.

O exame consiste na estimulação eléctrica dos nervos periféricos, com estímulos de pequenas intensidade e curta duração, quase sempre bem tolerados por adultos e mesmo crianças. Eléctrodos superficiais são quase sempre utilizados para estimulação e registo das respostas nos músculos ou ao longo dos nervos.

Por vezes é necessário introduzir uma pequena agulha nos músculos, pedindo ao doente uma certa contracção do músculo, para avaliar as suas características eléctricas. Isto é indispensável em algumas situações, mas é quase sempre bem tolerado pelos doentes.

A duração aproximada é de 30 minutos, embora este não seja um dado preciso. O único risco que existe é o de um pequeno hematoma, transitório.

O exame é efectuado com agulhas descartáveis. Não requer preparação, mas é importante evitar cremes sobre a pele para facilitar os estudos de condução dos nervos.

O tipo de informação obtida pela electromiografia não é possível obter apartir de outro exame, quer de imagem ou análises. O EMG avalia a função do nervo ou do músculo, ou ainda da transmissão entre ambos, e este estudo da função pode ser apenas efectuado por este exame.

 
 
© 2013 LabMED Saúde. Todos os direitos reservados.   •  Webdesign byPWM - Power Web Marketing  •  Privacidade  •  Condições de Utilização  Xhtml 1.0  CSS 2.0